A uma semana da Black Friday, lojas já oferecem descontos

Varejo cresce 0.5% em setembro, diz pesquisa do IBGE
16 de novembro de 2017
Dólar cai 0,56% e fecha a R$ 3,261; moeda tem queda pela 2ª semana seguida
20 de novembro de 2017

Lojistas antecipam promoções, de olho na restituição do imposto de renda e na primeira parcela do 13º salário

A Black Friday – tradicional dia de descontos, que neste ano ocorre no dia 24 – abre a temporada de vendas para o final do ano no varejo de Ribeirão Preto. E, faltando uma semana para a campanha, shoppings e lojas de rua já oferecem descontos aos consumidores, de olho na restituição do imposto de renda e a primeira parcela do 13º salário.

Gerente de uma loja de roupas no Centro, Deivid Bernardino, 27 anos, diz que a decisão de antecipar e estender a promoção foi tomada para beneficiar o público. “Não é uma regra entre os lojistas, mas creio que apenas um dia de bons preços não é o suficiente”, afirma.

Segundo Paulo César Lopes, presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), muitos consumidores aproveitam este período de ofertas para antecipar suas compras de Natal ou aguardam a ação para comprar um produto desejado. “Por isso, cada estabelecimento cria a sua própria ação, em que alguns já estão com promoções e outros prolongam nos dias seguintes”, explica.

“Outro destaque é a Campanha Show de Prêmios Acirp Sincovarp, que durante o Black Friday sorteará uma moto Honda CG 160 Start para o consumidor, um smartphone para o lojista e um vale-compras de R$ 500 para o vendedor, que pode ser utilizado em qualquer uma das lojas participantes”, finaliza Lopes.

Shoppings

De hoje ao dia 26 de novembro, o Shopping Iguatemi vai trabalhar com descontos que devem chegar a 70% nas lojas participantes. A expectativa é que haja uma alta de 10% no fluxo de clientes, comparado aos dias normais. No dia da Black Friday (24), o shopping funcionará em horário especial, das 8h às 23h.

No RibeirãoShopping, os lojistas também estão animados com a data. “Muitos aumentaram seus estoques para a Black Friday. E, além de atrair o público com as ofertas, os lojistas apostam em atrações que incentivam as compras”, afirma o gerente de marketing Marcos Botelho, que avisa que o centro de compras está preparando uma surpresa para os clientes no dia 24, além do horário especial de atendimento, das 9h às 23h.

Os lojistas do Shopping Santa Úrsula – que funcionará das 9h às 23h – também realizarão boas ofertas. “Além disso, temos uma parceria com o aplicativo Beblue e nos dias 24, 25 e 26 o cashback será especial”, explica a gerente de marketing Simoni Calderaro.
Já o Novo Shopping abrirá às 7h no dia 24, devido à Black Friday.

Origem da expressão

De acordo com o site oficial do evento (www.blackfriday.com.br), não há uma origem exata sobre a expressão ‘Sexta-feira Negra’ (Black Friday). Há quem diga que nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Outra teoria é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia, na década de 1960, para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, em que o trânsito se tornou um caos e os lojistas aproveitaram a oportunidade para fazer promoções e atrair quem passasse por lá. No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 e, desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano.

Fonte: A Cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *