Intenção de consumo das famílias cai 3,5% em abril e deve impactar vendas do Dia das Mães, aponta FecomercioSP

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Segundo a Entidade, apesar da expectativa de vendas para a data permanecer positiva, o empresário deve ficar muito atento, pois o consumidor está mais cauteloso e deve adquirir produtos de valores menores

O Índice de Consumo das Famílias (ICF) recuou 3,5% em abril e voltou à área de insatisfação ao atingir 99,8 pontos. Apesar de no contraponto anual o índice estar 7,5% e 6,9 pontos acima, o resultado mensal é determinante principalmente ao empresário do comércio, pois mostra uma disposição menor às compras, o que pode gerar impacto negativo às vendas futuras, incluindo o Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais fortes do setor.

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, dos quais abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

Dos 7 itens analisados, 6 sofreram retração, sendo o destaque Momento para Duráveis (- 9,3%), que passou de 81,8 pontos em março para 74,2 pontos em abril, o que significa que para 58,6% das famílias paulistas é um mau momento para compras de itens de maior valor e que necessitam de financiamento com cartão de crédito, carnês e outras modalidades de pagamento a longo e médio prazo.

Na segmentação por renda, o item Momento para Duráveis ficou praticamente estagnado (0,4%) na faixa de consumidores que recebem mais de 10 salários-mínimos (SM). O recuo maior (-13,6%) foi entre os que ganham menos de 10 SM e, de acordo com a assessoria econômica da Federação, também deve interferir nos pequenos negócios, por isso o empresário deve se atentar aos índices dessa faixa de renda. Além de veículos e eletrodomésticos, a categoria Momento para Duráveis inclui objetos menores vendidos em lojas de materiais de construção e de eletrônicos, por exemplo. A sugestão da Entidade é que o comerciante amplie as opções de pagamentos como boleto e parcelamento no carnê, na tentativa de atrair novamente o cliente.

No índice geral, Perspectiva de Consumo registrou a segunda maior queda (-7%) e passou de 112,1 pontos em março para os atuais 96,5 pontos. Já o item Acesso ao Crédito recuou 2,5% e atingiu 94 pontos em abril, antes os 101,9 pontos do mês anterior. Esses números mostram que 33% dos entrevistados afirmam que os gastos nos próximos meses tendem a ser menores do que há um ano, e também que existe uma piora relativa na facilidade de contrair crédito para compras a prazo.

O item Nível de Consumo Atual passou de 69 pontos em março para 67,7 pontos em abril, queda de 1,9%, e com 47,6% dos entrevistados dizendo que o consumo atual está inferior ao do mesmo período do ano passado. Com isso, o empresário deve ficar muito atento em relação ao Dia das Mães. Apesar da expectativa de venda permanecer positiva, o consumidor está mais tímido e cauteloso e deve adquirir produtos mais em conta e que se adaptem ao seu orçamento restrito.

Promoções de Dia das Mães

Com o objetivo de reduzir o estoque e não ficar com mercadorias específicas paradas, a FecomercioSP recomenda ao comerciante que realize promoções de Dia das Mães, ainda que para isso seja necessário diminuir a margem de lucro. Outra forma de atrair o cliente e garantir a venda é oferecer desconto no pagamento em dinheiro, boleto ou débito, o que ainda ajuda no giro de fluxo de caixa. Assim, o empresário terá espaço físico e recursos para a compra de mercadorias das próximas datas comemorativas como Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

Segundo a Entidade, diferente da expectativa que havia no início do ano, os empresários já não acreditam que as vendas serão tão boas nos próximos meses, então é importante que eles fiquem atentos ao estoque. A saída de mercadorias só deve obter um crescimento mais significativo após as definições políticas em andamento, com as principais reformas, como a Tributária e a da Previdência.

A FecomercioSP alerta aos comerciantes, que durante esse período de incertezas é preciso ficar ainda mais atento ao controle do estoque. A orientação da Entidade é que o comerciante não mantenha estoques altos – por serem mais custosos e também interferirem no fluxo de caixa – e o momento é de negociar com os fornecedores e realizar a reposição de mercadorias conforme o giro de vendas.

Fonte: FecomercioSP

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