Home
Login:
Senha:
Menu Principal

O SINCOVARP - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, para atingir seus objetivos, acompanha a evolução dos tempos, fazendo um elo entre o presente e o passado, construindo a História do Brasil e dos movimentos sociais. Sua capacidade de atuação junto aos filiados, visando sempre o melhor atendimento dos anseios e necessidades dos varejistas de Ribeirão e região, o tem feito crescer ao longo de décadas. 
 

O início das atividades do SINCOVARP se deu através da Associação Profissional do Comércio Varejista de Ribeirão Preto em 1940, quando tinha como Presidente, o Sr. Leandro Dante Laguna que mais tarde veio a renunciar, possibilitando a chegada do Sr. Amim Antônio Calil em 25/08/1941 à presidência da entidade.

A luta pelo aperfeiçoamento de suas atividades, possibilitou seu reconhecimento como Sindicato, fato este ocorrido em 24/10/1942, quando finalmente surgiu o Sindicato do Comercio Varejista de Ribeirão Preto, conforme carta assinada pelo então Ministro do trabalho, Indústria e Comércio Sr. Alexandre Marcondes Filho. A primeira eleição da diretoria do novo Sindicado aconteceu em 09/12/1942, ficando assim constituída:

Presidente: Antônio Amim Calil
Secretário: Angel Castroviejo
Tesoureiro: Manoel Penna
Suplentes da Diretoria: Antônio Agnello Serra;
Adelino Gonçalves; e
Francisco Oranges.
Conselho Fiscal: Srs. Luiz Augusto Borges de Almeida;
Antônio Garcia Montans; e
Márcio Marques. 
Suplentes do Conselho Fiscal: Itare Bocchi;
José Silva;
Mário de Oliveira Bueno. 

Desde a sua fundação o SINCOVARP permaneceu instalado junto a ACI-RP Associação Comercial e Industria de Ribeirão Preto e, juntos, lutaram por grandes vitórias para as categorias e a comunidade, visando um melhor futuro seja para as empresas e seus funcionários, apresentando uma participação ativa em eventos realizados sempre em conjunto ACI e SINCOVARP.  

Filiado a FECOMÉRCIO desde a sua fundação, o SINCOVARP está também cadastrado no SICOMÉRCIO, Sistema Confederativo da Representação Sindical junto a CNC - Confederação Nacional do Comércio, entidades junto às quais participou de grandes reivindicações em prol do comércio, conseguindo redução da alíquota de ICMS, prorrogação de prazos para cumprimento de exigências legais e, até mesmo, isenção de alguns tributos.

O SINCOVARP e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto sempre atuam em parceria quando dos acordos e convenções coletivas de trabalhadores, bem como na defesa de interesses do Comércio Varejista junto ao governo e demais entidades. A luta pela melhoria do município faz parte da atuação do Sindicato junto aos poderes legislativo e executivo, contando sempre com o apoio da imprensa, quando do encaminhamento de pedidos de melhoria ou até mesmo de construção de vias de asfalto, pontes, iluminação pública e melhoria no transporte.

Ressalte-se ainda a luta do SINCOVARP em grandes conquistas para a cidade, como a instalação da Faculdade de Medicina da USP, SESC, SENAC e SEBRAE, importantes entidades que tanto participam do desenvolvimento da cidade e toda a região. A conquista de sua sede própria foi com certeza a maior vitória, visto que aconteceu durante um período de grandes dificuldades financeiras, devido aos efeitos de vários planos econômicos, como Plano Collor, com o bloqueio dos recursos, resultando no atraso das obras do prédio. Uma vez concluída, sua sede é considerada uma das maiores do interior paulista.  

A base territorial do SINCOVARP abrange os municípios de: Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buristizal, Cajurú, Cássia dos Coqueiros, Colina, Cravinhos, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Guariba, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jardinópolis, Jeriquara, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales de Oliveira, Santa Rita do Passa Quadro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São Simão, Serra Azul, Serrana, Terra Roxa e Viradouro.

O SINCOVARP através de um programa de modernização tem feito aumentar o diálogo e a capacidade de negociação entre varias categorias econômicas, até mesmo com o governo em todos os níveis, assumindo assim mais intensamente a função de prestação de serviços. Para isso foi ampliada a estrutura física, sofisticou-se a estrutura técnica e passou-se a trabalhar com base na análise das necessidades de seus filiados. Através do Centro de Pesquisa no Varejo, a entidade passou a realizar estudo conjuntural, no qual o empresário consegue ver o movimento do seu setor. Com isso tornou-se mais conhecido, prestando serviço com qualidade, visando os interesses dos filiados e clientes.

O sucesso da parceria do SINCOVARP com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto através da CINTEC - Câmara Intersindical de Conciliação e Arbitragem Trabalhista mostrou os resultados positivos nas questões que envolvem patrões e empregados.

O SINCOVARP tem feito grandes parcerias que visam o aperfeiçoamento de sua atuação junto à sociedade. No Programa de Qualificação e Requalificação Profissional juntamente com a Secretária do Trabalho e com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) foram feitos mais de 25 cursos todos com grande importância para o setor de comércio e prestação de serviços, beneficiando milhares de pessoas.

Com o SEBRAE, foram promovidos cursos gratuitos em parceria com Programa Brasil Empreendedor que teve como objetivo preparar empresários e futuros empreendedores com capacitação gerencial, assessoria técnica e acesso ao crédito, cujos beneficiados foram 2.300 pessoas.

A realização de palestras beneficentes com temas de acordo com o mercado, evidencia a responsabilidade social do SINCOVARP junto aos seus associados.

O Coral SINCOVARP é mais uma iniciativa de sucesso. O grupo é formado de 40 vozes e tem a coordenação da regente Regina Lúcia Regada Mello Matos de Castro. Está aberto a todos da comunidade e é gratuito.

Ao avaliar os 60 anos de trabalhos árduos, o SINCOVARP incorporou ao nosso cotidiano, conceitos e métodos de trabalho que contribuíram para os varejistas de Ribeirão Preto e as cidades da região, dedicando um trabalho sério e com dignidade.

Aonde estamos

Site criado por Indústria de Site