Vendas no varejo avançam em maio, diz IBGE

Participação do comércio eletrônico no faturamento total do varejo na região de Ribeirão Preto atinge 1,9% no primeiro trimestre do ano
13 de julho de 2017
Mercado revê para baixo previsão de taxa Selic no fim de 2017 pela segunda semana seguida
17 de julho de 2017

Volume de vendas do comércio varejista cresceu 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o IBGE

Depois de 38 meses em queda, as vendas no varejo ampliado voltaram a crescer diante da melhora no cenário econômico. Em maio, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O comércio varejista ampliado inclui atividades de veículos, motos, peças e material de construção. No segmento restrito, as vendas no varejo também registraram bons resultados e avançaram 2,4% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Neste caso, a venda de móveis e eletrodomésticos cresceu 13,8% e foi o principal impacto positivo no resultado. Segundo o IBGE, esse aumento é explicado pela comemoração do Dia das Mães e também pela queda dos juros.

“No mês de comemoração do Dia das Mães, a dinâmica das vendas desse segmento, em maio de 2017, pode ser associada à redução da taxa de juros às pessoas físicas e à recomposição da massa de rendimentos reais habitualmente recebidos”, explicou o órgão.

Em seguida, a venda de tecidos, vestuário e calçados registrou alta de 5% em maio, frente a igual mês do ano anterior, e foi responsável pela segunda maior contribuição positiva no índice geral do varejo.

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *